A ESCOLA

APRESENTAÇÃO

A Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (EAFSC) teve sua origem no “Patronato São Maurício”, em 1924, oferecendo cursos de aprendizes e artífices. Após passar por várias mudanças, através do Decreto nº 8.3935, de 04 de setembro de 1979, a escola recebeu a atual denominação, tendo a regulamentação de seus cursos declarada pela Portaria SEPS/MEC/Nº 103 de 25 de novembro de 1980. Em 17 de novembro de 1993, a Escola foi transformada em autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), através da Lei nº 8.732 de 16 de novembro de 1993.

Desde sua fundação, EAFSC está localizada no povoado Quissamã, município de São Cristóvão, a 17 km de Aracaju, Sergipe. Vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do MEC, a EAFSC tem como proposta uma educação tecnológico-científica e profissionalizante, através de cursos com habilitações em Agricultura, Agroindústria, Agropecuária e Zootecnia.

A educação pública de qualidade oferecida pela EAFSC habilita e qualifica profissionais com visão crítica e transformadora do espaço agrário, da produção agropecuária e agroindustrial e dos aspectos sociais envolvidos nos sistema de produção agrícola. Dessa forma, atua também como centro de pesquisa e promove o desenvolvimento econômico, social e cultural da microrregião, que engloba os municípios de Itaporanga, Laranjeiras, Maruim, Rosário do Catete, General Maynard, Japaratuba, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.

MISSÃO

A EAFSC tem como seu principal objetivo formar cidadãos profissionais com habilidades técnicas e científicas, capazes de atuar conscientemente e contribuir de forma significativa no desenvolvimento e modernização dos setores agropecuários e agroindustriais, buscando tecnologias economicamente viáveis às necessidades regionais, agindo de forma crítica como um agente transformador do processo de crescimento sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias e, conseqüentemente, da comunidade.

CONVÊNIOS

Levando adiante o conceito de inclusão social, a EAFSC mantém parcerias que dão oportunidades a segmentos menos favorecidos da sociedade de ter acesso ao ensino profissionalizante.

Através do convênio de complementação profissional firmado com Secretaria de Estado da Educação (SEED), alunos devidamente matriculados no Ensino Médio de escolas públicas da rede estadual podem ingressar nos cursos profissionalizantes da EAFSC. Os alunos das escolas selecionadas pelo convênio têm direito a transporte, fornecidos pela SEED, e alimentação no refeitório da EAFSC.

A população da microrregião onde está a EAFSC também foi contemplada. Estudantes de Itaporanga, Laranjeiras, Maruim, Rosário do Catete, General Maynard, Japaratuba, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão podem estudar na EAFSC em regime de semi-residência, retornando para casa ao final do dia, graças a convênios com as prefeituras desses municípios, que fornecem o transporte. Dessa forma, é possível aproveitar melhor os alojamentos para estudantes de regiões mais distantes.

Em breve, a EAFSC estará oferecendo ensino profissionalizante a pessoas fora da faixa etária, através do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos).
 
ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SAO CRISTÓVAO
BR 101 - km 96 - Povoado Quissama - Sao Cristóvao - SE | CEP: 49.100-000 CNPJ: 73.883.027/0001-43
Telefone: (79) 3214-6219 - Fax: (79) 3214-6210